serviços presenciais


leitura de presença

Nas salas de adultos, juvenil e infantil, existem milhares de documentos: 91% são passíveis de empréstimo domiciliário; os restantes só podem ser consultados localmente. Estes poderão estar em livre acesso ou em depósito e estão indicados com uma fita vermelha, colocada na cota.


serviço de referência

O serviço de referência, essencial para quem quer fazer pesquisas de documentos, faz a mediação entre a informação e o leitor.
Técnicos especializados estão preparados para fazer um atendimento personalizado, ajudando o leitor a obter informações relacionadas com a organização do fundo documental nas estantes; apoio na orientação dentro das salas; apoio na pesquisa do catálogo; informações sobre outras fontes de pesquisa bibliográfica.


tecnologias de informação e comunicação - TIC

A biblioteca disponibiliza, em todas as salas, serviços TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. Para aceder aos computadores e às consolas, o leitor deverá ser possuidor de um documento de identificação ou de cartão de leitor e, neste caso, não ter documentos com atraso na sua devolução.
Este serviço é garantido por um técnico que está disponível para prestar assistência personalizada na utilização dos computadores e no acesso à internet.


posto para cegos e amblíopes

Na sala de adultos é disponibilizado um PC com terminal braille, leitor de écran e impressora braille e OCR com voz.


serviço de apoio às bibliotecas escolares - SABE

No contexto da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e do protocolo assinado entre o Ministério da Educação e o Município de Santa Maria da Feira, a biblioteca municipal integra, nos seus serviços, o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares com a competência de elaborar planos de implementação de bibliotecas escolares, ao nível das EB1; garantir o seu regular funcionamento; promover ações de formação creditadas destinadas a professores destacados como responsáveis das bibliotecas escolares, de todos os níveis de ensino; gerir o catálogo coletivo da Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares e dar apoio à gestão corrente das bibliotecas escolares.


cafetaria

A biblioteca tem um serviço de cafetaria onde, o leitor poderá fazer uma pausa para café, enquanto ouve um CD e lê uma revista ou um livro.


reprodução de documentos

Os serviços TIC oferecem-lhe a possibilidade de reproduzirem documentos, no estrito respeito pelo Código dos Direitos do Autor e dos Direitos Conexos.
As reproduções são realizadas de acordo com os preços definidos no regulamento de taxas e outras receitas não urbanísticas do Município de Santa Maria da Feira.


empréstimo domiciliário

A biblioteca disponibiliza aos seus leitores 90% do seu fundo documental para empréstimo domiciliário. O acesso a este serviço determina a apresentação do cartão de leitor e o respeito pela norma reguladora do empréstimo domiciliário.


serviço de itinerância

A biblioteca, através do seu Bibliobus, disponibiliza às IPSS do concelho acesso a documentos e a atividades de promoção da leitura.


serviço educativo

O serviço educativo da biblioteca municipal é realizado pelo seu Núcleo Pedagógico que tem por missão a promoção do livro e da leitura, concretizada pela disponibilização de várias ações de diferentes tipologias, que ocorrem na biblioteca municipal, nos seus polos, em pré-primárias, escolas e bibliotecas escolares.
A sua programação está disponível em todos os suportes de comunicação a que a biblioteca tem acesso.


serviço de extensão cultural

A biblioteca, como espaço de cultura e para a cultura, promove, para diferentes públicos, atividades culturais de diferente tipologia.
A sua programação está disponível em todos os suportes de comunicação a que a biblioteca tem acesso.


serviço de acolhimento de eventos

A biblioteca municipal disponibiliza dois espaços para a realização de eventos: o seu auditório, com a capacidade de 192 lugares e a sala polivalente.
A sua utilização está regulamentada pelo regulamento de utilização de espaços culturais do Município de Santa Maria da Feira e pela tabela de preços de utilização do auditório e da sala polivalente da biblioteca municipal.


sugestões e reclamações

A biblioteca municipal é, desde 2006, um serviço certificado de acordo com a NP EN ISO 9001:2008. Neste contexto, disponibiliza ao leitor um serviço de sugestões/reclamações, cujo formulário está disponível no balcão de atendimento central e no
sítio da biblioteca.
Por este meio, o leitor pode sugerir a aquisição de um documento, a promoção de uma atividade, a melhoria de um serviço ou manifestar o seu descontentamento relativamente ao funcionamento dos serviços da biblioteca.


serviços e recursos virtuais e digitais


A sua biblioteca está ao dispor de qualquer cidadão, 24/365 dias. Para tal basta aceder ao sítio da biblioteca onde poderá encontrar um enorme conjunto de informações e recursos.


catálogo

O catálogo da sua biblioteca oferece-lhe, para além de acesso à informação bibliográfica dos documentos que constituem a coleção documental da biblioteca, valiosos recursos das quais destacamos: documentos digitalizados de história e da imprensa local, lista de documentos do Plano Nacional de Leitura, apoio aos TPC (Trabalhos para Casa), etc.


reservas online

A biblioteca, através do seu catálogo online, permite aos seus utilizadores reservar um documento. Para tal, deverá ser possuidor de um cartão de leitor e solicitar um pin de acesso, no balcão de atendimento central.


pergunte à BM

É o serviço de referência online. Através de formulário próprio qualquer cidadão pode colocar uma questão à biblioteca que terá uma rápida resposta dada por um técnico especializado.


agenda

Todas as atividades que a biblioteca promove bem como as que acolhe, estão disponíveis na agenda.


lista de novidades

A biblioteca está permanentemente a atualizar a sua coleção, de acordo com as necessidades dos seus leitores